[Jogos] FIFA 11 x PES 11


Como sempre a disputa pelo nome do futebol nos console está entre os dois gigantes nesse quesito: EA e KONAMI. Sem querer defender ninguém, os Pro Evolution Soccer 2008 e 2009 (momento em que KONAMI tentou inovar seu sistema) foi uma falha terrível, tanto que, as vendas dos games caíram muito, dando mais espaço para a EA entrar no mercado com o FIFA. Mas não voltaremos muito no assunto.



EXCLUSIVOS


FIFA 11: “Be a Goalkeeper”


Antes do lançamento, um dos tópicos que mais era comentado era sobre o modo “Be a Goalkeeper”, modo em que você controla o goleiro. Lógico que é fantástico o que o FIFA conseguiu fazer com a tecnologia, mais com o passar do tempo esse modo ficou monótono, deixando de ser o grande diferencial. Na tela de apresentação é divertido sim ficar usando o goleiro, com amigos, antes do jogo, mais passar o campeonato todo debaixo das traves, muitas vezes sem emoção (fica raro ver um lance difícil para você defender). Estou certo que o PES não possui esse sistema, mais não vai ser por isso que será feita toda uma crítica para o jogo.


PES 2011: Novo sistema de passe



Como o sistema de passe dos jogos de 2008 e 2009 não deu muito certo (na verdade não deu certo mesmo) a KONAMI inovou esse ano: Refez seu sistema de passe do zero. Agora quem controla o passe passou a ser o jogador, e não a “inteligência artificial”, agora quem passa a controlar a força do passe é o jogador, e não a “inteligência artificial”, o passe passou a ser uma coisa mais natural, deixando aquele velho estilo de ping-pong das franquias antigas. Tornou-se uma arma ofensiva há mais para o jogo, porque agora pode enfiar bolas no espaço vazio deixado pela defesa, ficando mais fácil as enfiadas de bolas.
Jogabilidade


( Vídeo do Globo Esporte analisando FIFA 11 e PES 11 )

Apesar dos esforços da KONAMI de tentar fazer a jogabilidade ficar mais “livre, solta”, alguns elementos ainda deixaram o que desejar como a troca de direção dos jogadores ainda está muito... “presa”. Outro ponto que podemos analisar é que quanto ao drible, o PES necessita de um esforço menor, ficando mais fácil executar dribles, enquanto no FIFA a habilidade precisa ser maior. Quanto ao sistema de troca de passes, fica muito mais pela opinião pessoal ( eu por exemplo prefiro o do FIFA, já que o do PES por ser novo, não me agradou bastante, ficou muito fácil enfiar bolas). Quanto ao sistema de chute ao gol, o PES ganha, pois na franquia o gol passou a ser mais valorizado, ficou mais difícil balançar as redes.

Som / Efeitos sonoros

FIFA 11: A FIFA não deixou para trás o quesito som, implantou um “soundtrack” (música de fundo) muito vibrante, com músicas que mudam o clima do jogo, mais também dando a opção de botar as músicas de seu próprio gosto. Mais existe também um ponto negativo, pelo menos para nós brasileiros, a FIFA não considerou voltar com a narração de Nivaldo Prieto e de Paulo Vinícius Coelho (drástico, pois na versão 2009 do jogo a narração ficou excepcional).
PES 11: O sistema de som do PES também é muito bom, com características semelhantes as do FIFA, tendo também a “custom soundtrack” que permite que adicione músicas de seu próprio gosto. Mais um dos (senão o) principal efeito para nós brasileiros foi a narração de Sílvio Luiz e Mauro Beting, trazendo todas as gírias que era utilizada por eles, tornando a narração um show a parte para a KONAMI que investiu para pôr nossa língua no jogo.

Gráficos:



FIFA 11 e PES 11: Antigamente (uns 2 anos atrás) a KONAMI vencia absolutamente o quesito Gráficos, trazendo o jogo mais para a realidade, quanto a EA deixa seus gráficos mais como desenhos e com cores muito artificiais. Mas nesse ano, a EA investiu muito para trazer a “realidade” para os campos, deixando para trás o estilo “cartoon” que vinha se desenhando na franquia FIFA. Quanto aos gráficos, as escolhas das cores e de luz da KONAMI são incontestáveis (com jogadores maiores, que para alguns faz o diferencial). Mais uma das coisas em que faz tempo que a KONAMI está perdendo é a arquibancada, enquanto a FIFA investe para dar mais movimentos, a KONAMI continua com seus “torcedores” parados.

Online:


FIFA11: O modo online do FIFA vinha sendo um grande diferencia quanto comparado com o do PES, mais parece que esse ano as coisas inverteram de lugar. A FIFA apresentou diversos tipos de bugs, lags, mais bugs e mais lags.
PES11: Já o PES implantou o novo sistema da Master League online, que junta a comunidade no modo online, e com a diminuição dos bugs e lags, o jogo passou a vencer no quesito de jogar online.

RESUMO!

FIFA 11:
Pontos positivos:

Jogabilidade
Gráficos
Licenciamentos

Pontos negativos:

Narração
Modo online (muito bug, lag)

PES11:
Pontos positivos:

Gráficos
Narração em Português
Modo online

Pontos negativos:

Torcida
Jogabilidade ( novo sistema pouco aprimorado )
Drible Facilitado
 
VENCEDOR:
FIFA 11
Motivo: Como é um novo sistema, a KONAMI concerteza irá aprimorar essses pequenos erros que admiti ajudar na avaliação. Como por exemplo a movimentação quadrada na troca de lados jogador dentre outros.

0 comentários:

Postar um comentário